Páginas

Compartilhe

quarta-feira, 18 de maio de 2011

Aprenda a fazer sapo de Fuxico,


Sapinho Vittório e sua namorada Lilica, brinquedos artesanais
Lá pelo dia das crianças mostramos aqui em nosso mural, bonecos feitos por nossas amigas leitoras. Entre eles estava um sapo de fuxicos criação da Manoela do Atelier Manoela NunesA Manu me escreveu contando que recebeu uma porção de emails elogiando seu sapinho Victório e pedindo dicas desse artesanato e passo a passos para fazer um igual. A Manu é tão parceira, que preparou o pap todinho especialmente para essas pessoas que escreveram, visitaram o blog dela e pediram gentilmente.
O pap será na verdade da namorada do Victório, a sapinha Lilica. Vejam que coisa fofa para fazer de presente para suas meninas. Começamos separando todo o material:

Prepare o material para fazer a Lilica


  • tecidos em dois tons de verde
  • manta acrílica ou enchimento de poliéster
  • botões, miçangas e lantejoulas
  • fitas variadas para a decoração
  • moldes, agulha média e linhas nas cores dos tecidos
  • cola glitter, cola para tecido e cola quente
  • tesoura e EVA para detalhes decorativos



Recorte os fuxicos para a cabeça e o corpoCorte os moldes para a cabeça e o corpo da Lilica nos seguintes tamanhos: cabeça com 19,5 cm e corpo com 24,5cm.
Alinhave o molde do corpo para fechar um fuxico simples. A Manu diz que não precisa fazer a barrinha porque na montagem não vai aparecer.
Alinhave para fazer o fuxico

Recheie o fuxico antes de fechar totalmenteRecheie com a manta acrílica ou o poliéster antes de fechar totalmente.
Feche o fuxico e prenda com pontos firmes. Não precisa fechar com perfeição, pois não vai aparecer. O que importa é que fique bem recheado.
Costure e feche o fuxico

Repita todo o processo para o fuxico da cabeçaRepita todo o processo para o fuxico da cabeça.
Usando a cola quente de silicone, junte o corpo e cabeça. Cole bem.
Cole a cabeça no corpo

Faça fuxicos pequenos para os olhosPreste atenção nas cores dos fuxicos. Corte em pares fuxicos de 9,0cm. Dois deles serão levemente recheados para dar sustentação ao jogo.
Cole os fuxicos um sobre os outros deixando aquele que tem enchimento como base. No fuxico branco cole um botão ou miçanga para fazer a pupila. Entre o primeiro e o segundo fuxico cole os cílios recortados no EVA.
Monte os olhos

Cole os olhos no alto da cabeçaCole os olhos no alto da cabeça da Lilica. Se quiser dar um toque especial, cole lantejoulas brancas em volta dos botões usando cola para tecido. Passe cola glitter nos cílios. Assim os olhos ganharão um brilho especial.

Para fazer a boca corte uma pequena tira de lã e cole abaixo dos olhos. Nas pontinhas cole duas bolinhas de EVA para marcar o sorriso.
Faça a boca usando uma tira de lã

Cole detalhes coloridos sobre a bocaSe desejar dar mais exclusividade à sua Lilica, cole lantejoulas rosas sobre a tira de lã e rodelinhas de EVA nas bochechas, como você vê na imagem.
Usando fitas em dois tons, cole em volta de onde é o pescoço, uma sobre a outra. A fita de cima receberá um laço na lateral. Enfeite a fita com detalhes bem femininos, como as borboletinhas.
Cole um laço no pescoço


Corte e monte os braços e as pernasCorte 20 fuxicos de 8,5cm para os braços e 20 fuxicos de 9,0cm para as pernas. Recheie todos, mas sem exagero. As pernas mais cheinhas que os braços. Cole um fuxico no outro até ter seus braços e pernas prontinhos.
Se preferir pode enfeitar pulsos e tornozelos com as fitinhas coloridas. Todos detalhes característicos da Lilica. Depois cole as pernas e braços no corpo.Enfeite pulsos e tornozelos

Coloque outros detalhes para enfeitar

Aqui nesse ponto a Manu dá a dica de colar as mãos próximas do corpo, como se estivesse segurando algo. A Manu inclusive colocou uma linda flor nas mãos da Lilica. Veja como ficou gracioso.
Pra você que quer fazer também o Victório, preste atenção nas alterações:
  • A cabeça do Victório tem 22cm e o corpo 28cm. É pra ficar maior mesmo.
  • Os braços e pernas são de fuxicos com 9,0cm.
  • O Victório não tem cílios.
  • As mãos do Victório podem ficar soltas do corpo.
  • Todos os detalhes são em fitas azuis, afinal ele é um menino.
Outro detalhe importante: se você preferir pode costurar todos os fuxicos e partes dos bonecos em vez de usar cola. A diferença é que o sapinho costurado fica mais firme e o colado mais maleável.
Gostou? A Manoela merece um super elogio e um obrigado enooooorme, então deixem seus comentários agradecendo e lembrem de visitar o site dela para conhecer as lindas peças que ela tem para atender vocês, é no Atelier Manoela Nunes.
Fonte: 

4 comentários:

  1. `Que lindo seus trabalhos eu amei esses sapinhos que graça! Parabens pelas mãos tão abençoadas!!!!

    ResponderExcluir
  2. Cláudia!! Amei teu blog! É muito inspirador! Já estou te seguindo para acompanhar as novidades! beijão e boas artes!!!

    ResponderExcluir
  3. Cláudia, foi difícil escolher em qual postagem deixar um comentário pois teus trabalhos são lindos, mas não resisti a este sapinho, parabéns!!! Venha conhecer o meu cantinho vou ficar muito feliz com a tua visita http://mimosdacarina.blogspot.com. Bom final de semana

    ResponderExcluir
  4. Cláudia,gostei muito do seu Blog! Você está de parabéns amei esses sapinhos são muito fofos! Parabéns por tudo, seus trabalhos são lindos.

    ResponderExcluir

Ola!
Estou muito feliz por você ter comentado em meu blog!
Volte sempre.